← Voltar Publicado em

Jacaré-de-papo-amarelo reabilitado no Zoo-VR é devolvido à natureza

Animal de 1,80m foi solto em uma área considerada adequada para a espécie é indicada pelo Inea

Geraldo Gonçalves/Secom PMVR

Nesta segunda-feira, dia 10, em uma ação conjunta, as equipes do Zoológico Municipal de Volta Redonda e do Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente) fizeram a soltura de um jacaré-de-papo-amarelo. Desde dezembro do ano passado, o animal estava sob os cuidados dos profissionais do Zoo-VR, quando foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Vassouras, no bairro Cananéia, ao entrar em uma casa.

A espécie jacaré-de-papo-amarelo é nativa da nossa região, pode ser encontrada em rios, mangues e áreas alagadas em todo o sudeste da América do Sul - Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. No estado do Rio de Janeiro, esta espécie pode ser encontrada no Rio Paraíba do Sul, próximo aos núcleos urbanos que, ao longo dos anos, foram se estabelecendo às margens do rio.

“O animal precisa estar bem para ser solto e, por isso, não foi feita a sedação. Quando os animais chegam para nós, fazemos a avaliação e o soltamos assim que possível. Com este jacaré, nós tivemos o trâmite um pouquinho mais complexo. Por ser um animal que apresenta um pouco mais de risco, acabou ficando conosco um pouco mais”, disse Almyr, biólogo do Zoo-VR.

Geraldo Gonçalves/Secom PMVR

Almyr ainda alerta que “as pessoas têm medo e a primeira reação é abatê-lo. Isso é terrível e vai colocando cada vez mais essas espécies em ameaça de extinção”.

O biólogo também recomenda que, ao se deparar com este tipo de animal, o correto é acionar o Corpo de Bombeiros (193) e órgãos ambientais.